Estratégias Competitivas Empresariais

Michael Porter, the C. Roland Christensen Professor of Business Administration, in his conference room in Aldrich Hall at Harvard Business School.

Há três abordagens estratégicas genéricas, destinadas a enfrentar as cinco forças competitivas de Michael Porter que atuam em um mercado qualquer e que podem ser utilizadas de forma isolada ou combinada*: 1. Liderança no custo total 2. Diferenciação 3. Enfoque

Para obter-se a liderança no custo total, a empresa necessita centralizar seus esforços no controle e redução dos custos e das despesas gerais, além da, nas palavras de Porter , “construção agressiva de instalações em escala eficiente”. É imprescindível notar que áreas como pesquisa e desenvolvimento (P&D), assistência técnica, vendas e outras áreas estratégicas não podem ser prejudicadas nesse esforço de redução de custos.

A estratégia de diferenciação, por sua vez, tem como base a criação de alguma característica que só seu produto possua, quando for comparado a outros da indústria em que atua.

Por fim, a estratégia de enfoque leva em consideração o foco de atuação sobre “um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico”, nas palavras de Porter. A idéia é atender muito bem o grupo escolhido. Vale lembrar que não é fácil implementar e ter sucesso na implantação dessas estratégias. Há riscos, como em tudo na vida, exigindo compromisso contínuo com a estratégia que for “alvo primário”, e os esforços destinados a suas implementações exigirão “diferentes recursos e habilidades” para obtenção do sucesso.

Além do mais, é horrível para uma empresa situar-se no meio-termo em questões estratégicas, ou ficar pulando de uma estratégia para outra, o que quase sempre acaba mal. É importante também ter em mente que dificilmente uma empresa poderá atuar nas três estratégias simultaneamente, devendo, portanto, escolher uma como alvo principal e investir os esforços em sua excelência.

Se puder investir nas outras duas também, ótimo, sem permitir, entretanto, que se prejudiquem mutuamente. E não se esqueça: um executivo ou empreendedor precisa ter visão ampla da empresa, a fim de planejar estrategicamente a médio e longo prazo. Resultados geralmente não são obtidos da noite para o dia.

Nota: - Cinco Forças de Porter: Mercado (concorrentes já existentes), Clientes , Fornecedores , Produtos Substitutos, Novos Entrantes (novos concorrentes)

* Fonte: Estratégia Competitiva – Michael E. Porter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria da contingência

A Tecnologia em Fachadas do Prof Ragueb

Príncipe anuncia prédio com cerca de 1 km de altura