Retrofit - Uma Opção para os Grandes Centros Urbanos

Nos Estados Unidos o Retrofit é comum e tornou-se um grande negócio em um momento em que o mercado imobiliário americano está em crise. O Retrofit baseia-se em atualizar uma edificação (por atualização entende-se substituição de todas as instalações elétricas, hidráulicas, ar condicionado, automação e acabamentos internos de fachada). Durante o processo muitas edificações optam pela certificação Leed transformando o Edifício antigo em um Green Building. Foi o que aconteceu com o Empire State Building - Um investimento de US$ 500 milhões que resultou em maiores receitas de locação e uma economia anual de energia US$ 4,5 milhões.

No Brasil, em grandes centros como Rio e São Paulo, este mercado começa a despontar (em São Paulo temos em andamento o Retrofit da antiga torre da CESP na Avenida Paulista e no Rio temos os casos da antiga sede da Rede Manchete e antiga sede da Sul América Seguros). Todos estes casos foram sucesso absoluto de mercado.

O Retrofit tem muitas vantagens:

- única opção em locais de escassez de terrenos (como Av. Paulista, em São Paulo);
- maior velocidade de aprovação - visto que não se altera os índices urbanísticos;
- menor custo de construção (entre 40% a 60% do custo de um prédio novo)
- após a conclusão os valores de locação acompanham os valores de prédios novos;
- menor impacto ambiental (reaproveita-se toda estrutura, fundação do edificio antigo);

O grande desafio do Retrofit é avaliar tecnicamente o edifício antes da compra em busca de vícios estruturais ou de fundação que possam inviabilizar a atualização. Outra dificuldade é encontrar edifícios com um único proprietário pois, é dificil negociar a compra no caso de muitos proprietários. Sempre vai ter algum que não deseja vender ou entrar no negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Pouco da História da Camargo Correa e do Brasil

Teoria da contingência

AGRADECIMENTO A UM GRANDE MESTRE !